BEMVINDOS !!

"A la hora de sentarse a comer, no me importa cómo
se viste la gente ni cómo habla, cómo luce, cómo suena, ni siquiera cómo huele.
Todas las personas son bellas si comparten una simple cualidad: respeto por la comida,
por el momento, y respeto mutuo: por quienes cocinan, quienes sirven y quienes comen.
Esas personas siempre son bienvenidas a mi mesa." (Francis Mallmann)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Créme de la Créme... Bolinho de bacalhau!

 
BOLINHO DE BACALHAU


250 g de bacalhau
250 g de batata
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de rosca
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 l de óleo de canola
sal e pimenta-do-reino a gosto



1. Se o bacalhau estiver salgado, coloque-o dentro de uma tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas.
2. Descasque as batatas, corte-as em pedaços médios e coloque numa panela com água. Leve ao fogo alto.

3. Quando ferver, marque 15 minutos e depois desligue o fogo (as batatas devem ficar bem macias). Escorra a água e transfira as batatas para um prato grande. Deixe descansar por 5 minutos para o excesso de água evaporar.

4. Retire o bacalhau da tigela e coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos e desligue o fogo. Transfira o bacalhau para um prato e deixe esfriar.

5. Enquanto o bacalhau esfria, passa as batatas pelo espremedor, ou desmanche com uma colher de pau, para formar um purê.

6. Quando o bacalhau estiver frio desfie-o com as mãos.

7. Leve uma panela ao fogo, junte o azeite e deixe aquecer. Em seguida, adicione a cebola e o alho. Refogue por 4 minutos, mexendo sempre.

8. Coloque o bacalhau desfiado na panela e misture muito bem. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e deixe esfriar.

9. Misture muito bem o bacalhau com a batata e a farinha. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha.

10. Coloque a farinha de rosca num prato grande. Com as mãos, faça bolinhas com a massa de bacalhau do tamanho que quiser. Empane as bolinhas com a farinha de rosca, cobrindo cada uma muito bem.

11. Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo para aquecer. Para saber quando o óleo está na temperatura certa, coloque um palito de fósforo dentro da panela. Assim que ele ascender, o óleo estará no ponto.

12. Com uma escumadeira, retire o palito de dentro da panela e coloque alguns bolinhos para fritar. Não encha demais a panela, pois os bolinhos podem grudar. Frite por etapas.

13. Quando os bolinhos estiverem bem dourados, retire-os da panela cuidadosamente com a escumadeira e coloque-os sobre um prato forrado com papel-toalha. Sirva bem quente.