BEMVINDOS !!

"A la hora de sentarse a comer, no me importa cómo
se viste la gente ni cómo habla, cómo luce, cómo suena, ni siquiera cómo huele.
Todas las personas son bellas si comparten una simple cualidad: respeto por la comida,
por el momento, y respeto mutuo: por quienes cocinan, quienes sirven y quienes comen.
Esas personas siempre son bienvenidas a mi mesa." (Francis Mallmann)

sábado, 23 de junho de 2012

Festas Juninas... HOJE É DIA DE SÃO JOÃO !!


 


foto e texto - http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina#Portugal

Portugal:

Nas cidades do Porto e de Braga em Portugal, o São João é festejado com uma intensidade inigualável, sendo que a festa é, à semelhança do que acontece no Nordeste do Brasil, entregue às pessoas que passam o dia e a noite nas ruas das cidades que são autênticos arraiais urbanos.

França:

A "Fête de la Saint-Jean" (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista. Trata-se de uma festa católica, embora ainda sejam mantidas tradições pagãs que originaram a festa. Na região de Vosges, a fogueira é chamada "chavande".

Brasil

As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.
No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha


 
BOLO DE MILHO... facinho, facinho...
  • 4 latas de milho verde
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1 garrafa de leite de coco (500ml)
  • 4 ovos
  • 1coco ralado ou 1 pacote de coco ralado s/ açúcar
  • 200g de manteiga
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje numa forma untada e polvilhada
  • Leve ao forno médio pré-aquecido por no mínimo 45 min
  • Deixe amornar para desenformar
  • Corte em fatias e sirva.

domingo, 17 de junho de 2012

Agora é para embeber os olhos.... QUINTA DOM BONIFÁCIO

QUINTA DOM BONIFÁCIO
Caxias do Sul - Serra Gaúcha


Enoturismo... Brasil !!!!

 
VÍNÍCOLA MIOLO (Serra Gaúcha)
 
HOTEL E SPA DO VINHO (Serra Gaúcha)
 
VINÍCOLA OURO VERDE (Vale do São Francisco)

Vinícolas Brasileiras - Vale do São Francisco

 Imagem de garrafas de vinho em uma mesa e ao fundo uma plantação de uva.

texto e fotos - http://www.viagemesabor.com.br/noticias/roteiros/br/nordeste/o_novo_roteiro_do_vinho

Os vinhos do São Francisco

Atualmente cinco vinícolas produzem vinhos com as uvas irrigadas pelo Rio São Francisco. A pioneira, que começou a produzir no início da década de 80, é a Vinícola Vale do São Francisco, no município pernambucano de Santa Maria da Boa Vista, que fabrica os vinhos Botticelli. Em Lagoa Grande, também em Pernambuco, está a Vini Brasil, da Vitivinícola Santa Maria, que, embora seja a mais jovem produtora da região, vem se destacando no cenário nacional. A empresa é o resultado da fusão entre o grupo pernambucano Raimundo da Fonte (que já produzia o vinho Adega do Vale), com a Expand (maior importadora de vinhos do país) e a portuguesa Dão Sul, um dos mais conceituados produtores de vinho da Europa. Graças ao know-how e a tecnologia trazida pelos portugueses, principalmente no cultivo dos diversos tipos de uva, a Vini Brasil conseguiu a façanha, em 2005, de ver o seu primeiro lançamento - o Rio Sol tinto, safra 2003, mistura das uvas cabernet sauvignon com sirah – eleito o melhor vinho brasileiro no II Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, em Bento Gonçalves. Desde então os prêmios não pararam de chegar, como os do Internacional Wine Challenge 2008, que deu ao Rio Sol Reserva 2005 a chancela de “recomendado”, além da medalha de bronze ao Rio Sol Cabernet Sauvignon Sirah 2006.