BEMVINDOS !!

"A la hora de sentarse a comer, no me importa cómo
se viste la gente ni cómo habla, cómo luce, cómo suena, ni siquiera cómo huele.
Todas las personas son bellas si comparten una simple cualidad: respeto por la comida,
por el momento, y respeto mutuo: por quienes cocinan, quienes sirven y quienes comen.
Esas personas siempre son bienvenidas a mi mesa." (Francis Mallmann)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Bolo gelado de abacaxi - Inspiração de verão, lá do Panelinha

BOLO GELADO DE ABACAXI
Creme: 1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de leite 3 gemas de ovo Numa panela, misture todos os ingredientes. Se quiser, passe as gemas pela peneira. (Reserve as claras para a cobertura.) Leve a panela ao fogo baixo, e mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até que engrosse - mas lembre-se que, depois de frio, o creme firma. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme, encostando no creme, e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para esfriar.

Abacaxi: 1 abacaxi bem grande 1/4 xícara (chá) de açúcar 1/4 xícara (chá) de rum Descasque os abacaxis e corte cada um em fatias de 1 cm, as fatias, em tiras e as tiras, em cubos de 1cm. Numa panela, junte o abacaxi, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que ele amoleça e forme uma calda, de 15 a 20 minutos. Passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda, que será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi em cubinhos para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.


Massa: 6 ovos 6 colheres (sopa) de açúcar 6 colheres (sopa) de farinha de trigo manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira retangular grande de 30 x 40 cm e polvilhe com cerca de 2 colheres (sopa) de farinha. Chacoalhe bem para cobrir todo o fundo, pois bata sobre a pia para tirar o excesso. Separe as claras das gemas. Na batedeira, na velocidade média, bata as claras em neve, até triplicarem de volume. Assim que ficarem firmes, passe para a próxima etapa. (Caso contrário o pão de ló vai ficar ressecado.) Para verificar o ponto, assim que as claras ficarem brancas e volumosas, pare de bater, mergulhe um batedor de arame nas claras e levante: se o biquinho da ponta cair, ainda pode bater mais um pouquinho; se ficar em pé, é hora de juntar o açúcar. Sem parar de bater, junte o açúcar, de colher em colher. Em seguida, junte as gemas, e bata um pouquinho entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha às colheradas. (Se estiver "roubando no jogo" agora é hora de juntar a água; por último, adicione o fermento e bater só até incorporar.) Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.


Cobertura: 3 claras de ovo 6 colheres (sopa) de açúcar 3 caixinhas de creme de leite Na batedeira, bata as claras e, quando firmarem, acrescente o açúcar em colheradas, sem parar de bater. Numa tigela, coloque o creme de leite e, aos poucos, incorpore a clara batida com uma espátula de silicone, em movimentos circulares de baixo para cima. Cubra com filme e reserve na geladeira até a hora de montar.


Montagem: 1/2 xícara (chá) de coco ralado (opcional) Corte o pão de ló ao meio, no sentido da largura. Forre um refratário de cerca de 20 x 30 cm com uma das metade. Regue metade da calda de abacaxi. Espalhe metade dos cubos e cubra com metade do creme. Coloque a segunda camada de pão de ló e repita o procedimento. Por último, espalhe a cobertura. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e, na hora de servir, polvilhe o coco fresco ralado por cima.

Nenhum comentário: